domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães



Parabéns a todas as mães do mundo!
O Dia das Mães tem a sua origem no princípio do séculoXX, quando uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de Maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.
Em alguns países, o Dia das Mães tem data fixa:
3 de Março: Geórgia
8 de Março: Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia
21 de Março: Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos
7 de Abril: Armênia
10 de Maio: Suécia, México, Barém, Hong Kong, Índia, Malásia, Qatar, Singapura
26 de Maio: Polônia
27 de Maio: Bolívia, República Dominicana
12 de Agosto: Tailândia (aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit)
15 de Agosto: Bélgica e Costa Rica (Dia de Atención De Maria) 8 de Dezembro: Panamá
Em outros países, assim como no Brasil, a data varia no mês:
2º Domingo de Fevereiro: Noruega
1º Domingo de Maio: Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, África do Sul, Espanha, Suécia
2º Domingo de Maio: Australia, Bélgica, Brasil, China, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Canadá, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suécia, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela
Último Domingo de Maio: França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de junho)
3º Domingo de Outubro: Argentina
Início do Mês de Outubro: Índia

As mães ao redor do mundo...
Alguns dizem que “mãe são todas iguais, só muda o endereço”, fazendo uma alusão às características do amor materno, como cuidado, atenção, amor incondicional, estímulo constante, etc., mas a forma de comemorar o dia das mães também muda conforme o “endereço”, veja só...
Lá do outro lado do mundo, no Japão, o Dia das Mães era comemorado durante o período histórico Shöwa, com o aniversário da Imperatriz Köjun, mãe do Imperador Akihito. Atualmente é comemorado no segundo domingo de maio e as pessoas presenteiam suas mães com flores, como cravos e rosas.
A tradição de presentear com cravos também é característica da homenagem do Dia das Mães na China, que também é comemorado no segundo domingo de maio. A partir de 1997, os chineses definiram que esse dia seria dedicado a ajudar mães carentes de áreas rurais do país, sem dúvida uma ação importante!
No Nepal, o Dia das Mães é chamado Mata Tirtha Aunshi - "Mata", que significa "mãe" e "Tirtha", que significa “peregrinação”, isto porque é tradição no país ir à peregrinação de Marta Tirtha, que ocorre em Kathmandu Valley, em homenagem às mães vivas e às falecidas. Ocorre em abril.
No Reino Unido na Irlanda, a homenagem ocorre no quarto domingo da quaresma. Essa tradição provavelmente teve origem na prática cristã do século XVI de visitar as mães nessa data, portanto nessa época do ano as mães estariam reunidas com seus filhos.
Na Grécia Antiga, o Dia das Mães era comemorado no início de maio, que também é o início da Primavera, isto porque evocavam Rhea, a mãe dos deuses, fazendo oferendas de bolos de mel, boas bebidas e flores. Acredita-se que a tradição de alguns países da Europa, de levar um café da manhã especial na cama para a mãe neste dia tenha vindo dessa tradição grega, que por sinal é uma ótima ideia! Pode ter certeza que sua mãe vai adorar!

Mães e seus filhotes...
As mães de várias espécies de animais também são muito zelosas com seus filhotes: as mães da espécie mico-leão-dourado tomam bastante cuidado com seus bebês, elas costumam carregá-los nas costas enquanto são bem pequenininhos. Muitas vezes são muitos filhotes e então, elas dividem o trabalho com as filhas mais velhas, que ajudam a transportar os irmãos menores;
A fêmea do macaco-aranha sempre divide o que consegue de alimento com seu bebê, que carrega sempre agarrado ao peito;
A mamãe capivara amamenta com cuidado os seus filhotes, mas ela não pensa só neles, pois amamenta também todos os outros filhotes que estão esfomeados ali por perto mesmo que eles sejam de outras espécies;
A mamãe pinguim leva seus bebês sobre as patas, para evitar que eles pisem no frio.
Há também aquelas que não são tão cuidadosas, vejam só:
A mamãe ema não gosta de ter muito trabalho, pois é o macho quem choca os ovos;
A mamãe  girafa não consegue se deitar para dar à luz, assim seu bebê logo de cara despenca de uma altura de dois metros e meio;
arara azul bota ovos com cinco dias de diferença entre um e outro, assim os nenês mais novos nem sempre conseguem competir pelo alimento com os irmãos mais velhos e acabam morrendo de fome: durante a época de acasalamento, a macaca-fuscata rejeita seus filhos e apesar de não deixar de amamentá-los, fica nervosa com mais frequência e os mantém longe de si, mas felizmente a harmonia volta ao lar quando o período de reprodução acaba;
as mamães tigre não têm mínima paciência com seus bebês e depois que eles nascem, precisam procurar sozinhos as tetas da mãe. Se não acham o caminho certo, acabam morrendo de fome.
(fonte: Guia dos Curiosos)

Curiosidades:
Algumas tribos da África afirma não ter famílias, mas sim “maharis”, ou seja, “maternidades”.
Também a religião hindu valoriza a figura materna, pois em suas escrituras sagradas atribuem à Grande Mãe, Kali Ma, a invenção da escrita, através de alfabetos, pictogramas e imagens sagradas de grande beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário