Água fonte da vida, um líquido precioso que pode faltar da mesma maneira que já é escassa em alguns lugares do nosso planeta.
Garantir água tratada pata todos, é um desafio, que pode ser muito maior que levar saúde para todos, até por razões geográficas e climáticas. Nos países onde a água doce disponível é abundante, a população tem a visão distorcida que ela é inesgotável, por isso o uso desse bem precioso não tem controle, usa-se sem nenhuma preocupação, a maioria só lembra que a água servida nas casas passa por um processo de purificação quando a companhia corta o fornecimento, mas nunca pensa que o racionamento de água vai chegar um dia, e não teremos quem culpar por isso, pois somos todos responsáveis.
Quanto maior a renda familiar, maior o desperdício de água. O uso indiscriminado faz parte desse grupo de pessoas e esse uso indiscriminado leva o poder público a pensar em uma taxação maior para a água, mas o que é preciso é mais conscientização para uso racional da água.
Quando acontecem campanhas é comum ouvir: "Eu estou pagando, posso gastar a vontade!" É bastante difícil fazer a população entender que a água é um bem comum e é um produto que está no limite de sua exploração. Também é comum ouvir “Ai, esses ecochatos de novo! Com tanta água e esses caras vem falar que a água vai acabar!".
A idéia de alguns defensores do preço elevado da água para que o consumo seja mais racional, é uma espada de dois gumes, que pode não dar o resultado esperado: primeiro, os indivíduos com muito dinheiro não vão se importar com a conta muito elevada; segundo, como as pessoas de baixa renda vão lidar com essa exorbitância? Vamos criar o "vale água”? ( Nota Marise: Ele já existe nas regiões áridas do nordeste brasileiro, abastecidas por caminhões pipas). O valor da água muito alto não vai solucionar a falta de um consumo desordenado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário